Qualquer aquisição, seja do indivíduo ou do coletivo, torna-se um meio de poder. O sucesso nesse mundo, e o poder que o autocontrole e a autonegação trazem, deve ser evitado; porque ambos distorcem a compreensão. É o desejo de sucesso que impede a humildade e sem humildade como pode haver compreensão? O homem de sucesso é endurecido, fechado em si mesmo; ele está sobrecarregado com sua própria importância, com suas responsabilidades, aquisições e memórias. Deve haver liberdade das responsabilidades autoassumidas e do fardo da aquisição; pois aquilo que está sobrecarregado não pode ser veloz, e compreender requer uma mente veloz e flexível. A clemência é negada aos bem sucedidos, pois eles são incapazes de conhecer a própria beleza da vida que é amor.
Comentários sobre o viver; Vol. I; Capítulo 33; O Poder
Acho que devemos falar sobre algo do qual alguns de nós podem estar cientes, isto é, o desejo peculiar de poder sobre os outros e sobre si mesmo que a maioria de nós tem.
Eu acho que o poder é um dos desejos mais profundos, por trás do qual reside realmente aquele medo que vem de uma sensação de solidão, de uma sensação de frustração. O que estou dizendo pode ser difícil, mas por favor, ouça. Se alguém pode entender isto e ir além, então existe um tipo diferente de estado no qual o amor está. Se não se tem esse amor, a vida se torna monótona, cansativa, vazia e superficial.
Eu acho que é importante entender essa coisa que chamamos de poder – não o poder elétrico ou o poder à vapor, não a capacidade de fazer algo eficientemente, o que é tudo necessário. Estou falando de algo que é de maior significado, de valor muito profundo e sem entender qual eficiência, a capacidade de fazer as coisas se torna um meio de criar grande miséria, grande sofrimento para o homem.
A maioria de nós deseja poder de algum tipo, pode ser sobre o filho, a esposa ou marido, pode ser sobre um grupo de pessoas, em nome de um ideal ou em nome de um país. Este poder, este desejo de ter poder sobre os outros está sempre operando – mesmo sobre um empregado para dar-lhe ordens, ficar com raiva dele, forçá-lo. Esse desejo de poder não nasce de um sentimento de solidão? Você já se sentiu solitário? Você sabe o que é estar sozinho, não ter amigos, estar completamente sozinho, ser um ser isolado? Não ter nenhum amigo, nenhum sentimento de alguém em quem você possa contar ou em quem você possa confiar, estar em um estado de completo autoisolamento. Provavelmente, você não sentiu. A maioria de vocês evita, foge disso. Você só é despertado para isso em uma grande crise, na morte, mas você foge disso. Sem entender esse vazio, o mero controle através do poder leva a toda forma de frustração.
Provavelmente, é muito difícil entender tudo isso enquanto se é jovem, mas deve-se falar muito sobre isso, pois quando se envelhece, começa-se a ter poder sobre os outros e sobre si mesmo. O sannyasi quer ter poder sobre si mesmo e, portanto se controla através do ascetismo; isso lhe dá uma sensação de poder, uma sensação de domínio sobre si mesmo, sobre seus desejos. O fato de ele querer apenas algumas coisas para si mesmo cria nele uma extraordinária sensação de poder, um poder que é egocêntrico. E você também exige poder sobre os outros e nisso você sente uma grande sensação de libertação, de felicidade, de prazer. Você se sente capaz de dominar milhares de pessoas através de ideias, poder político, palavras. O medo está por trás de todo esse desejo de poder.
Afinal, quando você se compara com alguém, com uma ideia, uma pessoa, com um exemplo, o desejo de poder não está por trás dessa comparação? “Não tenho poder nem posição e capacidade, mas se eu puder imitar um herói, copiá-lo, eu me tornarei poderoso, serei alguém.” Portanto, o próprio desejo de ser alguém, a cópia, a imitação, a comparação, me dá uma sensação de poder.
Eu acho que é muito importante entender isso enquanto somos jovens, pois é isso que quase todo mundo está procurando no mundo. O funcionário quer ter poder sobre seu gerente, e o chefe tem inúmeros funcionários sobre os quais tem poder. Os ministros têm poder para dar posição, prestígio e tem os meios para controlar os outros. Toda a estrutura da sociedade se baseia nisso, e achamos que podemos usar o poder como meio de mudar a vida das pessoas. A própria posse do poder é um grande prazer. O homem no poder diz: “Estou fazendo isso pelo bem do meu país, estou fazendo isso pelo bem de um ideal”. Quando ele diz isso, ele está consciente de que ele está em uma posição de autoridade e que está controlando as pessoas.
Isso tem que ser entendido enquanto você está sendo educado, enquanto você está na escola ou faculdade. Você tem que ver se pode viver neste mundo sem dominar as pessoas, sem controlá-las, sem moldar suas mentes. Afinal, cada um de nós é tão importante quanto o político, o detentor do poder. Cada um de nós quer crescer em liberdade para que possamos ser o que somos, para que possamos compreender o que somos e, a partir disso, agir. Para que não haja imposição da sociedade, dos nossos professores, dos nossos pais ou de qualquer outra pessoa que esteja tentando dominar e moldar nossas vidas particulares. É muito difícil se opor a tudo isso, pois cada um de nós quer poder. O professor quer se tornar o diretor, pois o diretor tem poder sobre muitas pessoas e tem mais dinheiro.
Quando você é controlado por outro através do dinheiro, posição, através do status, o sentimento de que você é um indivíduo, um ser humano, uma única unidade, é completamente negado, destruído. Enquanto que, a meu ver, é muito importante em uma escola deste tipo que criemos o sentimento de que esta é a nossa escola, sua e minha, no sentido de que você como aluno é tão importante quanto o professor ou o diretor. Esse sentimento de “nosso” não existe em nenhum lugar do mundo – o sentimento de que esta é a nossa Terra, sua e minha, não dos russos, americanos, dos ingleses ou africanos. O sentimento de que é o nosso mundo, não um mundo comunista, socialista ou capitalista; o sentimento de que é a nossa Terra na qual você, eu e outros podemos viver e ser livres para descobrir todo o significado de viver.
O significado e a compreensão de viver são negados se estivermos buscando poder sob qualquer forma. A mãe tem poder sobre o filho pequeno e quer que ele cresça de uma certa maneira. O pai diz: “Isso é o que ele deve ser”, e o empurra para um padrão. Mas, a educação é certamente a libertação da mente para que ela funcione em liberdade sem qualquer distorção, sem qualquer corrupção pelo poder, pela comparação. Devemos criar tal escola, você e eu devemos criá-la. Caso contrário, você sairá desta escola e faculdade como qualquer outro ser humano, estúpido com seu cérebro cheio de informações superficiais. Você não terá nenhuma iniciativa própria clara, mas será uma máquina movida pelas circunstâncias, pela sociedade, pelo político, porque cada um de vocês quer poder como o político.
Portanto, mesmo que você não entenda por enquanto o que estou dizendo, converse com seus professores, faça-os explicar tudo isso para você, que esta é a nossa Terra onde todos os seres humanos podem viver, compreender, exercer suas capacidades sem destruir ninguém. No momento em que queremos usar nossa capacidade para ganhar poder, posição, prestígio, nós destruímos. Então, devemos falar sobre como criar uma escola aqui, onde cada um de nós, o aluno, o professor, os membros da fundação, todos criam este lugar juntos – com você como aluno cuidando das árvores e das estradas, sentindo e cuidando das coisas que são da Terra, não porque é a sua escola, mas porque é a nossa Terra.
Acho que esse é o único espírito que vai salvar o mundo, não invenções científicas inteligentes, mas a sensação de que você e eu estamos criando juntos em um mundo que é nosso. Mas isso é muito difícil de acontecer, porque agora tudo é “meu” e não “nosso”, o “meu” está sendo dividido em muitas classes, muitas propriedades, muitas funções, muitas nacionalidades. Esse sentimento de “nosso” não existe neste mundo, mas sem esse sentimento não teremos paz no mundo. Portanto, é muito importante que você, enquanto jovem, compreenda isso e tenha esse sentimento para que, ao sair deste lugar, você possa criar um novo mundo e uma nova geração.
Banaras; 11ª Conversa com alunos – 18 de janeiro de 1954