Você nunca o encontrará se você procurá-lo. Você nunca o encontrará se você o perseguir. Você nunca o encontrará se a sua intenção ao ver a beleza da terra, ao ver a luz refletida na água, ao ver a linha perfeita de uma montanha, se você espera, vendo essas coisas, encontrá-lo. Você nunca encontrará porque não se pode encontrá-lo através de qualquer coisa, através do seu sacrifício, através da sua devoção, através da sua meditação, através da sua virtude. Você nunca chegará a ele porque a sua motivação está toda errada, porque você quer encontrá-lo, não no viver, mas algum outro lugar.
Você precisa estabelecer primeiro um relacionamento correto com o homem, o que significa que precisa saber o que significa o amor, o que significa ser compassivo, o que significa ser generoso quando se tem bastante, o que significa compartilhar com outro o pouco que você tem, estabelecer essa maravilhosa ordem na vida, na vida cotidiana.
Krishnamurti in India 1970-71; pág. 157
Estudantes, assim como professores, devem trabalhar juntos para realizar a liberação dessa tremenda energia para encontrar a realidade, Deus ou a verdade. Seus pais e professores, como o resto da sociedade, não perceberam que o homem existe para um único propósito, que é encontrar a realidade ou Deus. Se mesmo um pequeno grupo de educadores fosse entender e dar sua plena atenção àquela busca, ele criaria um novo tipo de educação e junto com isso uma sociedade diferente.
This Matter of Culture; pág.188
Porque você ora? E o que é oração? A maioria das orações é apenas uma solicitação, um pedido. Você se sacia com este tipo de oração quando está sofrendo. Quando você se sente sozinho, quando está deprimido e sofrendo, você pede ajuda a Deus; então o que você chama de oração é uma solicitação. A forma de oração pode variar, mas a intenção por trás dela geralmente é a mesma. Orar, para a maioria das pessoas, é solicitar, implorar, pedir. Você está fazendo isso? Por que você ora? Eu não estou dizendo que você deveria, ou não, rezar. Mas por que você ora? É por mais conhecimento, por mais paz? Você ora para que o mundo esteja livre do sofrimento? Existe outro tipo de oração? Existe a oração que não é realmente uma oração, mas o envio de boa vontade, o envio de amor, o envio de ideias. O que é que você está fazendo?
Quando você ora, geralmente está pedindo a Deus, ou a algum santo, para preencher sua vasilha vazia, não está? Você não está satisfeito com o que acontece, com o que é dado, mas você quer a sua vasilha cheia, de acordo com os seus desejos. Então sua oração é meramente uma solicitação, é uma demanda que deveria ser satisfeita, consequentemente não é, absolutamente, oração. Você diz a Deus, “eu estou sofrendo, por favor, me gratifique; por favor, me devolva meu irmão, meu filho. Por favor, torne-me rico.” Você está perpetuando seus próprios desejos, e isso obviamente não é oração. A coisa real é entender a si mesmo.
Life Ahead; pág. 89
Pergunta: Você fala frequentemente em viver, ter experiências, e ainda assim ser como nada. O que é esse estado de conscientemente ser como nada? Isso tem algo a ver com humildade, estar aberto para a graça de Deus?
Krishnamurti: Ser conscientemente qualquer coisa não é ser livre. Se estou consciente de que sou não ganancioso, de estar além do ódio, certamente eu não estou livre da ganância e do ódio. Humildade é algo do qual não se pode estar consciente. Cultivar a humildade é cultivar a autoexpansão negativamente. Consequentemente qualquer virtude que é deliberadamente cultivada, praticada, vivida, obviamente não é uma virtude. É uma forma de resistência; é uma forma de autoexpansão, que tem a sua própria gratificação. Mas não é mais virtude. Virtude é meramente uma liberdade na qual se descobre o real. Sem virtude, não pode haver liberdade. A virtude não é um fim em si mesma. Agora, não é possível, por um esforço consciente e deliberado, ser como nada, porque então isso é outra conquista. A inocência não é resultado de um cultivo cuidadoso. Ser como nada é essencial. Assim como um copo só é útil quando vazio, assim somente quando se é como nada, é possível receber a graça de Deus, a Verdade, o que você quiser.
The Collected Works; Vol. V; pág. 301