O que você quer dizer com karma?

Karma implica – não é? – causa e efeito, ação baseada em causa, produzindo certo efeito; ação nascida de condicionamento, produzindo mais resultados. Então karma implica em causa e efeito. E causa e efeito são estáticos, causa e efeito são sempre fixos? O efeito não se torna também causa? Assim não existe causa fixa ou efeito fixo. Hoje é um resultado de ontem, não é? Hoje é a consequência de ontem, cronologicamente bem como psicologicamente; e hoje é a causa de amanhã. Então causa é efeito, e efeito se torna causa, é um movimento contínuo: não existe causa fixa ou efeito fixo. Se houvesse uma causa fixa e um efeito fixo, haveria especialização; e especialização não é morte? Qualquer espécie que se especializa obviamente chega a um fim. A grandeza do homem é que ele não pode se especializar. Ele pode se especializar tecnicamente, mas na estrutura ele não pode. Uma semente de carvalho é especializada, ela não pode ser nada além do que é. Mas o ser humano não acaba completamente. Existe a possibilidade de constante renovação; ele não é limitado pela especialização. Enquanto consideramos a causa, a base, o condicionamento, como não relacionado ao efeito, haverá conflito entre o pensamento e a base. Assim o problema é muito mais complexo do que acreditar em reencarnação ou não, porque a questão é como agir, não se você acredita em reencarnação ou em karma. Isso é absolutamente irrelevante.

O Livro da Vida


Na verdade não existe tal coisa como aquilo a que chamamos carma

A causa e o efeito não são duas coisas diferentes. O efeito de hoje será a causa de amanhã. Não há nenhuma causa, isolada, que produza um efeito; estão interligados. Não existe tal coisa como a lei de causa e efeito, o que significa que na verdade não existe tal coisa como aquilo a que chamamos carma. Para nós, carma significa um resultado com uma causa anterior, mas no intervalo entre o efeito e a causa existiu tempo. Nesse tempo houve uma enorme quantidade de mudança e portanto o efeito nunca é o mesmo. E o efeito vai produzir outra causa que jamais será simplesmente o resultado do efeito. Não diga, “Eu não acredito no carma”; não é essa de toda a questão. Carma significa, muito simplesmente, a ação e o resultado, com a sua causa adicional. Semeie uma semente de manga e ela certamente vai produzir uma mangueira – mas a mente humana não é assim. A mente humana é susceptível de transformação no interior de si própria, de compreensão imediata, que é um afastar-se da causa, sempre.

Obras coletadas; Vol. XI; Pág. 90

Vocês sabem, karma é uma palavra sânscrita que significa agir, fazer, trabalhar, e ela também implica causa e efeito. Agora, karma é a escravidão, a reação nascida do ambiente que a mente não compreendeu. Como tentei explicar ontem, se não compreendemos uma determinada condição, naturalmente a mente fica sobrecarregada com essa condição, com essa falta de compreensão; e com essa falta de compreensão, nós funcionamos e agimos e, portanto, criamos mais cargas e limitações.

Ojai, 3ª Palestra Pública – 18 de junho de 1934