https://jkrishnamurti.org/content/buenos-aires-1st-public-talk-12th-july-1935

                                                                                                                            1ª Palestra em Buenos Aires

Amigos, a maioria de nós está consciente das muitas formas de conflito, de sofrimento e de exploração que existem ao nosso redor. Vemos homens explorando seus semelhantes, homens explorando mulheres e mulheres explorando homens; vemos a divisão de classes, nacionalidades, guerras e outras grandes crueldades. Cada um deve ter se perguntado qual deve ser sua ação individual em toda essa condição caótica e estúpida. Ou a pessoa está totalmente inconsciente de tudo isso ou, estando consciente, deve ter tido o pensamento de não acrescentar ou de não se submeter às imposições e crueldades do mundo.

Na esperança de encontrar uma saída para esse sofrimento, a maioria de vocês vem ouvir essas palestras. Vocês ficarão decepcionados se estiverem apenas buscando um novo sistema de ação ou um novo método para superar o sofrimento. Não vou lhes dar um novo sistema ou padrão para vocês se moldarem, porque isso não resolveria de nenhuma forma as muitas dificuldades e sofrimentos. O mero ajuste a um plano, sem reflexão e compreensão profundas, só levará a mais confusão e vazio. Mas se vocês forem capazes de discernir por si mesmos como agir verdadeiramente, então sua própria inteligência sempre os guiará em todas as circunstâncias. Se você recorrer a um especialista, você apenas se tornará uma das muitas engrenagens do seu sistema de pensamento. Além disso, entre os próprios especialistas há muita contradição e divisão. Cada especialista forma um partido em torno do seu sistema de pensamento, e então esses partidos se tornam a causa de mais confusão e exploração.  

Agora, como eu disse, não estou oferecendo um novo molde no qual você possa se encaixar; mas se você for capaz de descobrir e compreender profundamente a causa do sofrimento, então você encontrará por si mesmo o verdadeiro método de ação que não pode ser sistematizado. Pois a vida está em movimento contínuo, e uma mente incapaz de se ajustar inevitavelmente sofrerá.

Para compreender e discernir o profundo significado da vida, você deve abordá-la com uma mente flexível e viva. A mente deve ser crítica e consciente. A oposição de preconceitos cultivados e do condicionamento tradicional de reações defensivas se torna um grande impedimento à compreensão clara. Ou seja, se você é cristão, você foi criado em uma certa tradição, com preconceitos, esperanças, ideais, e através desse contexto, através desses preconceitos você aborda a vida com suas expressões em constante mudança. Muitas vezes, isso é considerado uma compreensão crítica da vida, mas é apenas a criação de mais oposição defensiva.

Se me permite sugerir, durante esta noite, tente deixar de lado seus preconceitos, tente esquecer que você é cristão, comunista, socialista, anarquista ou capitalista e examine o que vou dizer. Não descarte o que eu digo como sendo comunista, anarquista ou nada novo. Para compreender a vida, com a qual, afinal, estamos preocupados, não devemos confundir teoria com realidade. Teorias e ideais são meras expressões das esperanças e dos anseios, que oferecem uma fuga da realidade. Se pudermos encarar a realidade e discernir seu verdadeiro valor, então descobriremos o que tem significado duradouro e o que é totalmente vão e destrutivo.

Portanto, não vou discutir nenhuma teoria. Teorias são completamente inúteis. Se pudermos discernir o significado da realidade por meio do questionamento, então começaremos a despertar aquela inteligência que será um princípio constante, ativo e direcionador na vida.

Agora, nós temos certos valores estabelecidos, religiosos e econômicos, de acordo com os quais estamos guiando nossas vidas. Temos que investigar se esses valores estão mutilando, pervertendo nossos pensamentos e ações. Ao compreender profundamente o que criamos ao nosso redor, o que se tornou nossa prisão, então não cairemos em outro conjunto de falsos valores e ilusões. Isso não significa que você deva aceitar meus valores, minha interpretação ou pertencer a algum grupo específico que você acha que eu represento. Eu não pertenço a nenhuma sociedade, religião, organização ou partido.

O homem está quase sufocado na prisão dos falsos valores, da qual ele não tem consciência. Através de questionamentos e sofrimento profundos, ele se torna consciente daquilo que construiu ao seu redor, não pela mera aceitação do que outro diz; se ele apenas aceitasse, ele cairia em outra prisão, em outra gaiola. Se você investigasse de forma individual e inteligente o sistema paro o qual cada um contribuiu, então, através da compreensão nascida do sofrimento, você saberia por si mesmo a verdadeira maneira de agir.

Em que se baseiam esses valores cultivados na tradição e na ilusão? Se você discernir profundamente, verá que esses valores e ideais são baseados no medo, que é o resultado da busca individual por segurança. Na busca dessa segurança, nós dividimos a vida em material e espiritual, econômica e religiosa. Agora, essa divisão artificial é totalmente falsa, pois a vida é um todo integrado. Nós criamos essa distinção artificial. E ao compreender a causa dessa separação entre o espiritual e o material, então conheceremos a ação integrada da vida como um todo. Portanto, vamos primeiro entender essa estrutura que chamamos de religião.

Existe em cada um de vocês, de uma forma ou de outra, um desejo de continuidade, uma busca por segurança espiritual, que vocês chamam de imortalidade. Aquele que oferece ou promete essa segurança, essa continuidade egoísta, essa imortalidade egocêntrica se torna sua autoridade para ser adorada, rezada, seguida. Assim, você lentamente se entrega a essa autoridade e, portanto, o medo é cultivado de forma astuta e sutil. Para levá-lo à essa imortalidade prometida, um sistema chamado religião se torna uma necessidade vital. Para manter essa estrutura artificial, crenças, ideais, dogmas e credos são necessários. E para interpretar, administrar e sustentar essa prisão autocriada pelo homem, vocês precisam de sacerdotes. Assim, sacerdotes em todo o mundo se tornam exploradores. Na busca da sua segurança individual, que você chama de imortalidade, você começa a criar muitas ilusões e ideais, que se tornam meios de exploração de forma grosseira ou sutil. Para lhe assegurar e interpretar o desejo de sua própria segurança no além e no presente é preciso mediadores, mensageiros que, através do seu medo, se tornam seus exploradores. Portanto, são vocês mesmos os criadores fundamentais dos exploradores, sejam eles econômicos ou espirituais. Para compreender essa estrutura religiosa que se tornou um meio de explorar o homem em todo o mundo, você deve compreender seu próprio desejo e os caminhos de suas ações sutis e astutas.

A religião, que é uma forma organizada de estupidez, se tornou sua destruidora. Ela se tornou um instrumento de poder, de interesse constituído, de exploração. Vocês, como indivíduos, devem despertar para essa estrutura de oposição à inteligência, que é o resultado dos seus próprios medos, desejos, anseios e buscas secretas.

Religião, para a maioria das pessoas, nada mais é do que uma reação contra a inteligência. Você pode não ser religioso, pode não acreditar na imortalidade, mas tem desejos secretos que o levam a explorar, a ser cruel, a dominar, o que inevitavelmente cria condições que forçam e estimulam o homem a buscar conforto, segurança em uma ilusão. Quer você tenha inclinação religiosa ou não, o medo permeia os seres humanos, suas ações e cria algum tipo de ilusão, seja a ilusão religiosa ou do poder ou dos conceitos intelectuais de ideais.

Em todo o mundo, o homem está em busca dessa segurança imortal. O medo o faz buscar conforto em uma crença organizada, que é chamada religião, com seus credos, dogmas, pompa e superstição. Essas crenças organizadas, religiões, separam fundamentalmente o homem. E se você examinar seus ideais, suas moralidades, verá que eles são baseados no medo e no egoísmo. A partir da crença organizada surge o interesse constituído, que sutilmente se torna a autoridade cruel para explorar o homem através do seu medo.

Então você vê como o homem, através do seu próprio medo, da autoridade autocriada, através da moralidade fechada e egoísta, se permitiu ser servilmente limitado; ele perdeu a capacidade de pensar e, portanto, de viver criativamente, ser feliz. Sua ação, nascida dessa sufocação e limitação, é sempre incompleta, sempre destrói a inteligência.

O indivíduo, através da busca da sua própria segurança, criou ao longo de muitos séculos um sistema baseado na ganância, no medo e na exploração. Ele se tornou um completo escravo desse sistema que ele mesmo criou. O condicionamento egoísta familiar e da busca pela sua própria segurança criaram um ambiente que força o indivíduo a se tornar implacável. Nas mãos dos mais espertos e implacáveis, dos poucos, surge a máquina que fornece os meios de exploração. A partir de tudo isso nasce a absurda divisão das classes, nacionalidades e guerras. Todo governo soberano, com sua nacionalidade específica, cria inevitavelmente guerra, pois suas ações são baseadas em interesses constituídos.

Portanto, de um lado, você tem a religião e, do outro, as condições materiais, que estão continuamente distorcendo e pervertendo o pensamento e a ação do homem.

Quase todas as pessoas não têm consciência tanto da inteligência quanto da estupidez que as cerca. Mas como pode cada um perceber o que é estupidez e o que é inteligência se seu pensamento e ação são baseados no medo e na autoridade? Portanto, individualmente, nós temos que nos tornar conscientes dessas condições limitantes.

A maioria de nós está esperando que ocorra algum milagre que traga ordem a esse caos e sofrimento. Cada um de nós terá que se tornar individualmente consciente, atento para descobrir o que é limitante e estúpido. A partir desse profundo discernimento nasce a inteligência. Mas é impossível compreender o que é essa inteligência se a mente é limitada e estúpida. Tentar compreender intelectualmente o significado da inteligência é totalmente vão e árido. Ao descobrirmos por nós mesmos e nos libertarmos das muitas estupidezes e limitações, cada um realizará uma vida de amor e compreensão.

Através do medo, nós criamos certos obstáculos que impedem continuamente o pleno movimento da vida. Tomemos como exemplo a estupidez do nacionalismo com todos os seus absurdos, crueldades e explorações. Qual é, como indivíduo, sua atitude, sua ação em relação a isso? Não diga que isso não é importante, que você não se preocupa, que não se envolve com política. Se você examinar isso fundamentalmente, verá que você é parte dessa máquina de exploração. Você, como indivíduo, tem que se tornar consciente dessa estupidez e limitação.

Da mesma forma, você precisa se conscientizar da estupidez e das limitações da autoridade na religião. Quando você se tornar consciente disso, então verá a profunda significação do poder que isso tem sobre você. Como você pode pensar claramente, sentir plenamente, completamente quando valores autoritários inquestionáveis mutilam sua mente e seu coração?

Portanto, temos muitas estupidezes e limitações que estão destruindo lentamente a inteligência, tais como ideais, crenças, dogmas, nacionalismo e a ideia possessiva de família; e disso quase não temos consciência. E, no entanto, cada um está tentando viver plenamente, felizmente, tentando descobrir de forma inteligente o que é Deus, o que é a verdade. Mas como pode uma mente limitada, como pode uma mente cercada por inúmeras barreiras compreender o que é supremamente inteligente, belo? Para compreender o supremo, a mente deve estar livre dos impedimentos e ilusões criados pelo medo e pela ganância.

Como você pode se tornar consciente desses abrigos e ilusões? Somente através do conflito, do sofrimento, não através da discussão intelectual, pois assim você lidaria com a questão apenas parcialmente.

Deixe-me explicar o que quero dizer com conflito. Suponha que você comece a perceber que a crença organizada, a religião, está separando o homem do homem fundamentalmente, impedindo-o de viver plena e profundamente, e ao não ceder às suas exigências e estupidez, você começa a criar um conflito vital. Então você descobrirá que sua família, seus amigos e a opinião pública estão contra você, o que lhe criará grande sofrimento. É somente quando você sofre e não tenta escapar do sofrimento, quando você vê que as explicações são inúteis, quando todas as fugas são interrompidas que você começa a discernir verdadeiramente, fundamentalmente, profundamente em sua mente e em seu coração quais são as limitações que impedem o livre fluxo da realidade, da vida. Se você apenas aceitar o que eu digo e repetir comigo que o nacionalismo, as crenças e as autoridades são obstáculos, então você apenas criará outra autoridade e se abrigará nela de forma transitória e ilusória. Se vocês, como indivíduos, compreenderem verdadeiramente toda essa estrutura de medo e exploração, então poderá haver realização, um eterno devir da vida, a imortalidade. Mas isso exige inteligência, não conhecimento, mas uma compreensão profunda nascida da ação, não da aceitação, não de seguir uma pessoa ou padrão particular, nem de tentar se ajustar a um sistema ou autoridade.

Se você quiser compreender a beleza da vida, com seu movimento profundo e sua felicidade, então a mente e o coração devem se tornar conscientes dos valores e dos obstáculos que estão impedindo a realização na ação. É a limitação, é o egoísmo que impede o discernimento, que causa sofrimento e, portanto, não há realização.

12 de julho de 1935