O que é verdade só pode ser encontrado de momento a momento, não é uma continuidade, mas a mente que quer descobrir isto, sendo ela mesma produto do tempo, só pode funcionar no campo do tempo; portanto é incapaz de encontrar o que é verdadeiro. Para conhecer a mente, a mente deve conhecer a si mesma, pois não existe “eu” apartado da mente. Não existem qualidades separadas da mente, do mesmo modo que as qualidades do diamante não estão separadas do próprio diamante. Para compreender a mente você não pode interpretá-la segundo a ideia de outra pessoa, mas deve observar como sua própria mente trabalha. Quando você conhece o trabalho dela como um todo, como ela raciocina,seus desejos, motivos, ambições, buscas, sua inveja, ambição e medo então a mente pode ir além dela mesma, e quando o faz há a descoberta de algo totalmente novo. Essa qualidade de novidade confere uma extraordinária paixão, um tremendo entusiasmo que produz profunda revolução interior: e só esta revolução interior pode transformar o mundo, não qualquer sistema político ou econômico.
O Livro da Vida
A transformação individual provoca revolução imediata no mundo em que vivemos. A revolução individual é da maior importância e não a revolução da massa. A massa é apenas uma invenção dos capitalistas e outros; ela não existe.
Madras, 2ª Discussão em Grupo – 13 de abril de 1948
Para mim, revolução é sinônimo de religião. Não quero dizer com a palavra revolução mudança social ou econômica imediata. Quero dizer uma revolução na consciência em si. Todas as outras formas de revolução, seja comunista, capitalista ou o que queiram, são meramente reacionárias. Uma revolução na mente, que significa o completa destruição do que tem sido, de modo que a mente é capaz de ver o que é verdade sem distorção, sem ilusão – esse é o caminho da religião. Penso que a real, verdadeira mente religiosa existe, pode existir. Penso que se a pessoa entrou nisso muito profundamente, pode descobrir tal mente por si mesma. Uma mente que rompeu, destruiu, todas as barreiras, todas as mentiras que a sociedade, a religião, o dogma, a crença impôs sobre ela, e foi além para descobrir o que é verdade, é a verdadeira mente religiosa.
Conhecendo a Vida
A verdadeira revolução não chega simplesmente no nível superficial, no nível econômico. A verdadeira revolução está em nossos corações e mentes, e só pode chegar quando compreendermos a totalidade do processo de nosso ser dia a dia, em toda relação. E só então existe a possibilidade de evitar que o conhecimento técnico seja usado para a destruição do homem.
Poona, 3ª Palestra Pública – 31 de janeiro de 1953
Pergunta: Você fala da necessidade de uma revolução drástica na vida do indivíduo. Se ele não quiser revolucionar sua realidade exterior por causa do sofrimento que isso causaria à sua família e aos seus amigos, poderá a revolução interior conduzi-lo à libertação de todos os conflitos?
Krishnamurti: Em primeiro lugar, os senhores também não sentem que é necessária uma revolução drástica na vida do indivíduo? Ou vocês estão apenas satisfeitos com as coisas como elas são, com suas ideias de progresso, evolução e seus desejos por conquistas, com seus anseios e prazeres flutuantes? Vocês sabem, no momento em que vocês começam a pensar, no momento em que vocês começam a sentir realmente, vocês têm esse desejo ardente por uma mudança drástica, por uma revolução drástica, por uma reorientação completa do pensamento. Agora, se vocês sentirem que isso é necessário, então nem a família nem os amigos serão obstáculos. Então não há revolução externa nem revolução interna; só há revolução, mudança. Mas no momento em que vocês começam a limitá-la dizendo: “Não devo magoar minha família, meus amigos, meu padre, meu explorador capitalista, meu Estado explorador”, então vocês realmente não veem a necessidade de uma revolução radical, vocês apenas buscam uma mudança de ambiente. Nisso há apenas letargia, que cria mais um ambiente falso e continua o conflito.
Ojai, 3ª Palestra Pública – 18 de junho de 1934